quinta-feira, junho 24, 2010

Palavras paraTi...se o Céu afinal existe....

Não tenhamos pressa,mas não percamos tempo.
José Saramago

O Cavaco não te engolir é lisonjeador e o nosso orgulho, ninguém to tira.
Portugal não é um país de exelência, talvez de exelências ou excelentíssimos, mas que nada têm a ver com a exelência. Em Portugal premeia-se a mediocridade e a subserviência e celebra-se pobreza de espírito e a pequenês das ambições. Sendo isto um facto comprovado em qualquer esquina, é natural que o representante da nação, Exelentíssimo Presidente da Republica de nome Cavaco Silva, seja também um representante fiel de todas estas características. Senão, quem mais do que um espírito monárquico aceitaria um honoris causa em literatura sem nunca ter escrito uma obra literária. Quem mais do que uma pessoa arrogante não aceitaria uma crítica dum Nobel e Homem mais velho. Quem mais do que um presidente mediocre poria a frente da vontade do seu povo questões pessoais e se recusaria a prestar uma ultima homenagem um dos poucos orgulhos da sua nação.

Portugal é mediocre, mas o espírito português nunca o foi. Muitos o representaram, Saramago foi um deles, tinha muito pouco de excelentíssimo, mas muita muita excelência. Deixa uma obra universal que o confirma, deixa profecias e ideias que farão recorda-lo muitas vezes.
Parabéns Saramago, por teres tido a coragem de ser coerente e pelo teu trabalho e talento de que poderemos para sempre usufruir.


"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia." J.S.